Apresentação da Cáritas na PUC-PR

Nesta quarta-feira, dia 04 de maio, a Cáritas de Londrina realizou uma explanação sobre as atividades realizadas pela entidade. A coordenadora Márcia Ponce apresentou na ocasião um pouco da história da Cáritas no mundo e no Brasil e falou, também, no início das atividades da Cáritas em Londrina que, desde 1996, vem contribuindo para a mudança na realidade na qual está inserida. Neste ano a Cáritas completa 20 anos de presença em Londrina.

Por ocasião desta apresentação, Márcia falou para um grupo do 7º período do curso de Teologia e apresentou a Cáritas como uma ação concreta da igreja para a mudança social. A igreja Católica intervem na sociedade para propor uma reflexão libertadora e crítica dos fatos que ocorrem cotidianamente através da intervenção concreta. O objetivo principal dessa intervenção é sempre a opção pela vida, sobretudo daqueles excluídos, marginalizados e à margem da sociedade, fruto do modelo econômico, social e político no qual vivemos.

Foi apresentado, dentre muitas outras coisas, o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade – FAS e o Projeto Óleo Solidário.

Ainda, foi falado um pouco da atuação da Cáritas junto aos imigrantes que chegam na região de Londrina que, entre várias nacionalidades, se destacam haitianos e bengaleses. Leonardo colaborou com a apresentação da estruturação da Pastoral do Migrante que, neste ano, receberá o apoio de religiosas Scalabrinianas cujo carisma é o trabalho junto a imigrantes.

A Cáritas se coloca a disposição para atender e esclarecer dúvidas a respeito dessa apresentação.

Veja as fotos dessa reunião aqui

Caso não consiga acessar a galera de fotos, copie este link e cole no seu navegador de preferência