Série radiofônica Laudato Si’ já está disponível em português

Dentro das atividades previstas para a Semana do Meio Ambiente, de 5 a 10 de junho, a Cáritas Brasileira publica a versão em português da série radiofônica Laudato Si’: sobre o cuidado de nossa casa comum, baseada na carta encíclica do Papa Francisco. A série tem 20 capítulos de duração média de 10 minutos cada e foi produzida pela Rede Eclesial Pan-amazônica (Repam) e Caritas Ecuador. A narrativa ficcional é realizada pelo personagem São Francisco de Assis, que dialoga com criaturas vivas e inanimadas ao ouvir os pedidos de socorro da Mãe Terra, e inspira o Papa Francisco a produzir a carta encíclica.

Para celebrar o aniversário de um ano do lançamento da série radiofônica, ocorrido no dia 18 de junho de 2015, vai ser realizada de 12 a 19 de junho a Semana Laudato Si’. A atividade pretende se constituir em uma celebração internacional, voltada para a reflexão sobre a mensagem da encíclica e para mudanças de atitude em relação à preservação da vida no planeta. Afinal, como revela o personagem São Francisco de Assis, as mudanças climáticas provocadas pelo ser humano estão destruindo a Mãe Terra e causando terríveis consequências sobre todos os seres vivos, especialmente para as populações colocadas à margem de nossas sociedades por um sistema econômico inconciliável com a sustentabilidade do planeta.

Assim, nos 20 capítulos da série radiofônica, é possível escutar os testemunhos do ar, da água, da Amazônia, do gelo, do ouro, do petróleo e de muitos outros elementos. Sobretudo, é possível escutar as vozes dos mais vulneráveis, irmãos e irmãs que sofrem as consequências da destruição ambiental. O diálogo com os seres do planeta, tantos aqueles vivos quanto os inanimados, tem um objetivo central: criar consciência sobre a indispensável cidadania ecológica. O que implica em mudarmos o rumo de nossas vidas e da sociedade de modo amplo, ao encontro de modelos que superem o consumismo, a cultura do descarte e uma visão tecnocrática, mercantilizada e ambiciosa de civilização.

A versão em português da série radiofônica produzida pela Repam e pela Caritas Ecuador com inspiração na encíclica Laudato Si’ pode ser acessada aqui ou então aqui (pelo ivoox). Já a página da Semana do Meio Ambiente pode ser encontrada aqui. Todos e todas estão convidados/as a acessar, usar, compartilhar e difundir da forma mais plena possível a mensagem de denúncia, mas também de esperança, presente na série radiofônica e na própria carta encíclica de Francisco, para quem “ainda estamos a tempo” de salvar o planeta Terra.