Cáritas Brasileira divulga a marca oficial dos 60 anos

A Cáritas já tem a sua marca oficial dos 60 anos. O selo, que pode ser visto acima, foi criado com base na proposta apresentada por Andréia Marçal Queiroz, do município de Governador Valadares – Minas Gerais, no concurso Imagem, ritmo e história da Cáritas Brasileira. Atendendo ao regulamento do concurso, a marca definitiva elaborada pela equipe de comunicação do Secretariado Nacional respeita a proposta e os conceitos apresentados por Andréia na peça. O trabalho original será publicado no livro “Pintando, cantando e contando os 60 anos da Cáritas Brasileira”, junto com as obras selecionadas nas modalidades de música e literatura do mesmo concurso.

“Quanto mais conhecemos, mais amamos. A partir desta perspectiva, criamos a proposta da identidade visual para o Concurso Rumo aos 60 Anos da Cáritas Brasileira”, apontou Andréia Queiroz no memorial descritivo que acompanhou o trabalho inscrito no concurso. Na proposição da autora, as aberturas existentes no desenho do numeral “representam a versatilidade da instituição em trabalhar com milhares de voluntários”. Além disso, Andréia previu a inserção da marca da Cáritas Brasileira no algarismo “0″ por entender que este, ao se posicionar em segundo plano em relação ao algarismo “6″, simboliza a posição da instituição que, “esvaziando-se de sua vaidade, coloca-se à disposição do próximo”.

Ao vencer o concurso na modalidade de design gráfico, o trabalho de Andréia servirá de modelo à criação da identidade visual que estampará as peças gráficas e virtuais produzidas ao longo deste ano para o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira. A Cáritas comemorará seus 60 anos no dia 12 de novembro de 2016. O  auge das celebrações será a realização do congresso entre os dias 9 e 13 de novembro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP. Os vencedores/as de cada uma das três modalidades do concurso participarão do V Congresso Nacional como convidados/as especiais da Cáritas e terão despesas de viagem, hospedagem e alimentação pagas pela instituição. Durante o congresso, serão apresentadas as obras vencedoras e seus respectivos autores/autoras.

Inscrições seguem abertas para música e literatura

O prazo para inscrição de trabalhos nas modalidades de literatura e de música no concurso Imagem, ritmo e história da Cáritas Brasileira segue até o dia 30 de junho. Podem participar todas as pessoas físicas, independentemente de terem ou não relação direta com a Rede Cáritas. Serão selecionados 60 textos para fazerem parte da publicação “Pintando, cantando e contando os 60 anos da Cáritas Brasileira”, um para cada ano de existência da entidade. As obras poderão compor os mais diversos gêneros, entre os quais contos, crônicas, artigos, poemas e cordéis. O importante é que tenham um recorte a partir da experiência e da vivência de seu autor/a e que o tema dos mesmos tenha relação com os valores e princípios institucionais da Cáritas. A intenção é que, ao final do processo, os 60 textos formem um grande mosaico que ajude a contar um pouco da história destes 60 anos.

Os interessados em participar devem encaminhar os textos e músicas com as especificações estabelecidas no regulamento do concurso para o e-mail concurso60anos@caritas.org.br. No assunto da mensagem, deve ser informado apenas o pseudônimo do autor/a. Cada pessoa poderá inscrever apenas um texto e apenas uma música. O regulamento está disponível aqui. Chame os amigos e familiares! Convide pessoas de sua comunidade ou instituição para contribuir! Esperamos a participação de todos e todas nesta ação de construção colaborativa de nossa memória e de fortalecimento da luta pela transformação da sociedade.