Formação Migrações em Londrina e Região – Desafios e Oportunidades

A Cáritas de Londrina, em parceria com a Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Londrina, com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade e parceria da Universidade Estadual de Londrina – UEL, realiza, neste momento, a formação: Migrações em Londrina e Região – Desafios e Oportunidades na Chácara São José.

Para a programação do dia, tivemos os cursos de demografia, sociologia e antropologia da UEL representados pelos professores Cláudia Baltar, Fernando Kulaitis e Giovanni Cirino que trouxeram elementos sobre a migração no mundo, no Brasil e em Londrina e Região para colaborar com a reflexão das problemáticas que levam ao movimento de saídas de pessoas de seus lares e ir em busca de melhores condições de vida. Também, para este encontro, o grupo acolheu as irmas Inês e Fátima (MSCS) que chegaram ontem, sexta-feira, para iniciar um trabalho de fortalecimento da Pastoral do Migrante a partir da participação nesta formação.

No período da tarde, Márcia Ponce, coordenadora da entidade, trouxe alguns elementos sobre os atendimentos realizados a esse público. Atualmente, a maior parcela de imigrantes em Londrina e região é de Haitianos e Bengaleses. Contudo, existem outras nacionalidades sendo atendidas pela entidade, como: venezuelanos, colombianos, bolivianos, peruanos, angolanos, e outras tantas.

Veja mais fotos sobre a formação.

Colaboradores(as) no texto:
Leonardo Rocha