Notícias

Campanha Compartilhe a Viagem

A partir da aprovação na Assembleia Geral de 2015, a Cáritas Internacional passou a realizar uma campanha de mobilização mundial a cada quatro anos. Após a escuta de toda a rede mundial da Cáritas, e um olhar dirigido às principais feridas da humanidade hoje, desta vez a temática escolhida foi a questão dos imigrantes e refugiados. O lançamento da campanha global Compartilhe a Viagem.

Durante os dois anos desta campanha (2017-2019) toda a Rede Cáritas é chamada a responder ao apelo do Papa Francisco abraçando a “cultura do encontro” e fazendo uma proposta positiva diante da realidade atual na vida de imigrantes e refugiados.

Neste sentido, a Cáritas assume de forma ainda mais comprometida a sua identidade como uma família mundial, que encoraja as pessoas a refletir, aproximando imigrantes, refugiados e comunidades com o objetivo de mudar corações e mentalidades.

O grande objetivo da campanha é promover a “cultura do encontro”, aumentando os espaços e as oportunidades para que os imigrantes e as comunidades locais se encontrem e tenham uma troca de experiências. A falta de “encontros positivos” com o outro foi identificada como uma questão chave pelo grupo de trabalho da campanha. Neste sentido, o que se espera é que a campanha crie uma nova narrativa e promova um diálogo positivo sobre questões da imigração.

“Os migrantes são nossos irmãos e irmãs em busca de uma vida melhor, longe da pobreza, da fome, da exploração e da injusta distribuição dos recursos do planeta, que devem ser compartilhados equitativamente por todos”.

O Papa Francisco dá o exemplo quando fala sobre migração com uma profunda humanidade. As suas palavras e ações mostram o caminho a seguir. Dando o exemplo, o Papa lavou os pés de doze refugiados – muçulmanos, hindus, cristãos coptas e católicos. “Somos todos filhos do mesmo Deus”, disse ele. As lágrimas escorriam pelas faces dos refugiados.

Para conferir as fotos da Campanha entre na galeria de fotos:  http://caritaslondrina.com.br/galeria/30/campanha-compartilhe-a-viagem