Projetos

Projeto Óleo Solidário



O Projeto Óleo Solidário, surgiu de uma iniciativa da Congregação Redentoristas, com a implantação em Curitiba do Projeto “Perpetóleo”, a fim de unir ações ambientes e sociais em uma única iniciativa. Essa experiência permanece em atividade, e de forma bem-sucedida tem mantido diversas ações sociais, como a manutenção de uma chácara de recuperação para dependentes químicos.

Durante o processo de discussão/formação do tema da Campanha da Fraternidade, o tópico descarte correto do óleo usado de cozinha, veio à tona, visto que os espaços de debates eram compostos em grande parte por mulheres.

Neste momento o exemplo da dimensão da contaminação do solo e da água pelo óleo preocupou os presentes, que viram na proposta do Projeto Óleo Solidário, uma alternativa para esse viável e possível.

Desta forma, o projeto Óleo Solidário, busca atender a demanda das comunidades pactuada no compromisso com a preservação do meio ambiente.

A destinação ecologicamente correta desses resíduos é realizada através da parceria firmada com a empresa ITA, responsável em coletar e dar a devida destinação a esse óleo. Em contrapartida, esse parceiro, repassa à Cáritas parte do valor referente a comercialização do óleo, para que esse recurso seja revertido na manutenção dos projetos sociais realizados pela Cáritas de Londrina. A Biblioteca Popular Paulo Freire é um destes projetos.

O projeto Óleo Solidário propõe um ciclo virtuoso de preservação ambiental nesta tarefa de coleta do óleo de modo que todos os recipientes, sejam eles de vidro ou garrafas PET, são, também, reciclados no processo.

Os recipientes de vidro são tratados e destinados ao banco de leite do Hospital Universiário – HU.


Objetivo do projeto


Conscientizar as pessoas quanto a sua responsabilidade em mudar hábitos que garantam a preservação do meio ambiente de forma sustentável e ecológica.


Para saber quais os locais de coleta disponíveis para você, veja abaixo:





Vale salientar que estes pontos estão crescendo mês a mês. Fique atento, e nos acompanhe para saber quais pontos ainda serão disponibilizados.