A Cáritas de Londrina tem pautado suas ações na garantia e defesa dos direitos humanos de pessoas e grupos que se encontram em situação de risco.  Esse trabalho é realizado em rede, isto é, trabalhamos conjuntamente com todas as ações sociais da arquidiocese de Londrina: entidades sociais, movimentos, pastorais sociais, organismos públicos, com uma articulação no estado e com outros entes situados em outras unidades da federação, com destaque para o trabalho conjunto voltado para as situações de migração em parceria com entidades como o Instituto de Migrações e Direitos Humanos  e o Serviço Pastoral do Migrante (SPM).

Com esse último temos desenvolvido todo o trabalho de atendimentos de migrantes e imigrantes, com destaque nos últimos meses aos imigrantes haitianos e bengaleses (Bangladesh).

A Cáritas Arquidiocesana de Londrina têm prestado um serviço de apoio, acolhimento e solidariedade. Isto é essencial para o momento da chegada ao Brasil e à nossa região. “Era estrangeiro e me acolhestes” (Mt 25,35).

A Cáritas é um organismo ligado à Igreja Católica e integra a rede Cáritas Brasileira e por sua vez a Cáritas Internacional (Caritas Internationalis), uma confederação de 162 organizações humanitárias que atua em mais de duzentos países. Coletiva e individualmente a sua missão é trabalhar para construir um mundo melhor, especialmente para os pobres e oprimidos.

A Cáritas de Londrina foi fundada em outubro de 1996.

Missão

Testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.

Diretriz geral da ação

A Cáritas de Londrina se compromete com a construção do desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial, na perspectiva de um projeto popular de sociedade democrática.