Apresentação

A Cáritas de Londrina tem pautado suas ações na garantia e defesa dos direitos humanos de pessoas e grupos que se encontram em situação de risco.  Esse trabalho é realizado em rede, isto é, trabalhamos conjuntamente com todas as ações sociais da arquidiocese de Londrina: entidades sociais, movimentos, pastorais sociais, organismos públicos, com uma articulação no estado e com outros entes situados em outras unidades da federação, com destaque para o trabalho conjunto voltado para as situações de migração em parceria com entidades como o Instituto de Migrações e Direitos Humanos  e o Serviço Pastoral do Migrante (SPM).

Com esse último temos desenvolvido todo o trabalho de atendimentos de migrantes e imigrantes, com destaque nos últimos meses aos imigrantes haitianos e bengaleses (Bangladesh).

A Cáritas Arquidiocesana de Londrina têm prestado um serviço de apoio, acolhimento e solidariedade. Isto é essencial para o momento da chegada ao Brasil e à nossa região. “Era estrangeiro e me acolhestes” (Mt 25,35).

A Cáritas é um organismo ligado à Igreja Católica e integra a rede Cáritas Brasileira e por sua vez a Cáritas Internacional (Caritas Internationalis), uma confederação de 162 organizações humanitárias que atua em mais de duzentos países. Coletiva e individualmente a sua missão é trabalhar para construir um mundo melhor, especialmente para os pobres e oprimidos.

A Cáritas de Londrina foi fundada em outubro de 1996.

MISSÃO

“Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social” é a missão da Cáritas Arquidiocesana de Londrina.

Princípios

Defesa e promoção da vida para a construção da sociedade do Bem Viver

Mística e espiritualidade libertadora, ecumênica e inter-religiosa

Cultura de solidariedade transformadora

Protagonismo das pessoas em situação de vulnerabilidade, de risco e/ou exclusão social

Democracia participativa e justiça socioambiental

Relações de equidade étnico-raciais, de gênero e geração

Projeto popular de sociedade justa, solidária e sustentável

Pastoralidade e transformação social

Cáritas no coração da Igreja e na sociedade no serviço com os pobres

DIRETRIZ GERAL DA AÇÃO

A Cáritas Londrina se compromete com a construção do desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial, na perspectiva de um projeto popular de sociedade democrática.

ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS

Promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais na construção da sociedade do Bem Viver

Defesa e promoção de direitos, construção e controle das políticas públicas

Organização, fortalecimento e sustentabilidade da Rede Cáritas