Óleo Solidário

Por iniciativa dos Missionários Redentoristas e inspirado na implantação do Projeto “Perpetóleo”, em Curitiba (PR), em 2013 a Cáritas Londrina desenvolveu o “Projeto Óleo Solidário”, em parceria com as paróquias da Arquidiocese e também com o setor do comércio.

Todo o óleo de cozinha recolhido pelos voluntários da Cáritas nas paróquias e comércios parceiros é vendido à empresa ITA Resíduos, especializada na gerência do material, que se responsabiliza pelo descarte correto desse resíduo. O valor obtido pela venda do óleo é revertido para os demais projetos mantidos por nossa entidade.

Dentro do Projeto Óleo Solidário, a Cáritas firmou convênio com a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) para a realização de palestras educativas em escolas municipais dando ênfase à importância do descarte correto do óleo e suas diversas utilidades, como por exemplo biodiesel, ração para animais e produtos cosméticos, além de destacar a proteção ao meio ambiente.

Outra parceria firmada pela Cáritas Londrina foi com a empresa Imcopa, que atua na importação de exportação do óleo, onde foi contratado um funcionário para trabalhar exclusivamente no projeto, tendo como função o controle, administração e manutenção dos atuais postos de coleta, além de trabalhar na implantação de novos pontos.

O Projeto Óleo Solidário também se preocupa com os recipientes em que são trazidos o óleo: independente de seu material – vidro ou PET – todos são reciclados.