MOTIVAÇÕES PARA SER VOLUNTÁRIO CÁRITAS

Ética

Inspirado na Declaração Mundial dos Direitos Humanos (1948) e na Convenção dos Direitos da Criança (1989), os voluntários que estiveram presentes na ocasião da International Association for Volunteer Efforts (IAVE), declararam que a ação voluntária:

• Respeita a dignidade de todas as pessoas e a sua disposição para melhorar suas vidas e exercer os seus direitos como cidadãos;

• Ajuda a resolver problemas sociais e ambientais

• Constrói um mundo mais humano e justo, promovendo a cooperação internacional

Nesse sentido, a Cáritas considera fundamental a dimensão da ética como motivação intrínseca para a colaboração do/a voluntário/a, que engloba todas as pessoas crentes ou não crentes. A ética fundamental da dignidade humana, do cuidado e defesa dos direitos humanos e da natureza e na construção efetiva da justiça social.

Motivação pessoal e princípios

Segundo os princípios básicos do voluntariado, para a Cáritas a Ética se expressa em quatro movimentos: reconhecer, respeitar, promover e ofertar.

I – Reconhecer a dignidade e a cultura de cada ser humano
II – Respeitar o direito de cada pessoa humana viver livremente, sem distinção de raça, religião, condição física, social, econômica, orientação sexual ou outra;
III – Promover responsabilidade social, participação cidadã, cooperação solidária nacional e internacional;
IV – Ofertar sua colaboração aos demais, sem qualquer remuneração, individualmente ou através do esforço conjunto;