COLETA DA SOLIDARIEDADE

A Coleta Nacional da Solidariedade ocorre na celebração do Domingo de Ramos – dia em que os cristãos e cristãs fazem memória à entrada de Jesus em Jerusalém. A Coleta Nacional da Solidariedade é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade e suas doações compõem os Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade.

Bispos, padres, religiosos(as), lideranças leigas, agentes de pastoral, colégios católicos e movimentos eclesiais são os principais motivadores e animadores desta coleta. A Coleta da Solidariedade é uma forma de promover reflexão sobre os diversos problemas sociais e de o fiel contribuir diretamente para colocar em prática tudo o que se é incentivado durante a CF.

Segundo Dom Rodolfo Luís Weber, Arcebispo de Passo Fundo, em artigo publicado no site da CNBB, disse que a Coleta da Solidariedade “não é imposto, nem taxa, nem pagamento. Estes se caracterizam pela obrigatoriedade. A coleta tem a marca da doação. O discernimento sobre o dar e quanto dar recai sobre a consciência do doador. É ele que decidirá sobre a causa e os destinatários da coleta. O apóstolo São Paulo, na segunda carta aos Coríntios, capítulos 8 e 9, motiva os cristãos daquela cidade para fazerem uma coleta para as comunidades de Jerusalém que estavam passando por uma grande necessidade. Assim os motiva: “”Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois “Deus ama quem dá com alegria” (2 Cor 9,7).