Tema: Fraternidade e vida: dom e compromisso

Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34)

A Campanha da Fraternidade (CF) 2020 se expressa concretamente pelas ações realizadas ao longo do ano, fundamentadas pelo tema proposto. Neste ano, a Campanha toma como referência a Parábola do Bom Samaritano (contida no Livro de Lucas 10, 25-37), com personagens anônimos, o Sacerdote e o Levita, que se desviam do homem ferido, pois não tinham tempo para ele.

O Samaritano aproxima-se do ferido e, movido pela compaixão, doa o seu tempo, ficando com ele à noite, na hospedaria, paga as despesas de sua estadia e promete retribuir ao dono da hospedaria tudo o que por ventura gastasse a mais para cuidar daquele que sofreu o assalto. Sua postura inesperada é o núcleo do ensinamento de Jesus: o próximo não é apenas alguém com quem possuímos vínculos, mas todo aquele de quem nos aproximamos.

Não é a Lei, vínculo sanguíneo ou ligação afetiva que estabelecem as prioridades, mas a compaixão, que impulsiona a fazer pelo outro aquilo que nos é possível, rompendo com toda indiferença. O compromisso evangélico é radical: todos devem ser amados, sem distinção.

Há uma íntima conexão entre evangelização e promoção humana que se deve exprimir e desenvolver em toda a ação evangelizadora. Tudo a partir do coração do Evangelho em nossa Igreja, em todas as comunidades.

Objetivo Geral da CF

Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum

• Apresentar o sentido da vida proposto por Jesus
  • Propor a compaixão, a ternura e o cuidado
  • Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e da revolução do cuidado
  • Promover e defender a vida da fecundação ao seu fim natural
  • Despertar as famílias para a beleza do amor
  • Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar o Reino de Deus
  • Criar espaços nas comunidades para que, pelo batismo, crisma e pela eucaristia, todos perceberem, na fraternidade, a vida como dom e compromisso
  • Despertar os jovens para o dom da beleza da vida e para cuidar de outros jovens
  • Valorizar, divulgar e fortalecer iniciativas em favor da vida
  • Conscientizar para a vivência da ecologia integral

Oração da Campanha da Fraternidade 2020

Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver,
criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo
como um jardim a ser cultivado com amor.

Dai-nos um coração acolhedor para assumir
a vida como dom e compromisso.

Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados.

Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão
expressa no cuidado fraterno,
próprio de quem reconhece no próximo
o rosto do vosso Filho.

Inspirai-nos palavras e ações para sermos
construtores de uma nova sociedade,
reconciliada no amor.

Dai-nos a graça de vivermos
em comunidades eclesiais missionárias,
que, compadecidas,
vejam, se aproximem e cuidem
daqueles que sofrem,
a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida,
e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.

Por Jesus, o Filho amado,
no Espírito, Senhor que dá a vida.
Amém!

Página da Campanha da Fraternidade 2020 no site da CNBB